Os estágios em serviço social…

De entre tudo aquilo que considero ser mau, existem coisas que me preocupam, mas existem outras que nem consigo sequer acreditar que realmente poderão estar a acontecer.

Nesta última categoria enquadra-se uma informação que recebi nos últimos tempos. Ao que parece, existe por aí uma instituição com forma profissionais de serviço social e que contabiliza como horas de estágio, no caso de trabalhadores estudantes, as horas que os mesmos fazem nos seus empregos.

Independentemente do tipo de emprego que tenham. Independentemente disso…

About these ads

41 Respostas

  1. Miguel, eu diria, até porque costumo ter estagiários por aqui…No Coments, ou todos os piores possíveis!

  2. Miguel, pode me falar em que país está essa instituição e o nome da mesma. Estou fazendo um artigo sobre estágio e gostaria de aprofundar.
    Pode me enviar por e-mail, se for o caso, ficarei agradecida:
    micarneiro@hotmail.com

  3. MIGUEL QUE INSTITUIÇÃO É ESTA ?PRECISAMOS SABER ISSO É ERRADO!!! CABE A NÓS DENUNCIÁ-LA.

  4. Caros colegas,

    Sou estudante de serviço social, no Instituto superior de serviço social do porto, estando no 2º ano do meu curso. Admito que a minha faculdade desrespeita qualquer estatuto de trabalhador-estudante, apesar das revoltas estudantis sobre este problema. No entanto, por solidariedade de muitos colegas vai se conseguindo ajudar os trabalhadores-estudantes. No entanto, enquanto estagiaria e estudante convicta, peço que nao generalizem, e ajudem estes vossos futuros colegas de profissao que gostariam de um dia ser bons profissionais. Apelo á vossa responsabilidade enquanto tecnicos, que nos apoie com a vossa experiencia e que ouçam muitas vezes as nossas ideias. Digo isto na minha experiencia como estagiaria, que mal vejo a assistente social do meu local de estágio, que nos deixa ao “Deus dará” com os nossos utentes. Mal a vimos, não nos apoia, não nos orienta, nem partilha a sua experiencia para nos ajudar como futuros técnicos. Para não comentar outras situações idêndicas (ou piores) experiênciadas pelas minhas colegas, noutros locais de estágio.
    Peço que reflitam sobre este assunto, que atentem ao outro lado e sempre que nos poder ajudar, a gratidão será muito grande da nossa parte (enquanto estagiários). Todos sabemos que somos muito novos (em idade) mas muitos de nós têm uma enorme força de vontade de nos tornarmos bons profissionais e desejamos ser cada vez melhores.

    Com os meus comprimentos

  5. Procuro estágio profissional ou emprego (1.emprego) na área social na zona metropolitana do Porto. o meu contacto é 963295655.Obrigado pela atenção

  6. curso serviço social e realmente acho o estágio muito dificil, as veze quem ja formou não quer ajudar

  7. Os estágios na área de S.S são muito escassos!! e já para não falar da quantidade de x que nos candidatamos a concursos publicos para estágios profissionais nestas areas e so andamos a “enxer cartaz”!! n se admite em parte nenhuma isto!!
    para que servem entao os concursos, para mostrar que ha muito pessoal com factor c??

  8. BOM DIA, ESTA NOTICIA MUITO ME PREOCUPA TAMBÉM, APESAR DE AINDA ESTAR CURSANDO SERVIÇO SOCIAL E NA FASE DO ESTÁGIO. SABEMOS DAS DIFICULDADES DE FORMALIZAR CAMPO DE ESTÁGIO, POIS OS PRÓPRIOS PROFISSIONAIS DA ÁREA SE NEGAM A RECEBER ESTAGIÁRIOS, O QUE ACREDITO SER UMA DISCRIMINAÇÃO PARA UMA CATEGORIA QUE PREGA O CONTRÁRIO QUE É A JUSTIÇA, A EQUIDADE, ENFIM. QUERO E SEREI UMA PROFISSIONAL DE EXCELÊNCIA NESSA PROFISSÃO QUE ESCOLHI, PORQUE SABEMOS QUE QUANDO VC FAZ O QUE GOSTA VC É FELIZ E REALIZADA. ATENDENDO AINDA O QUE CHAMAMOS DE VOCAÇÃO/DOM. SOU TÉCNICA DE ENFERMAGEM HÁ 23 ANOS E SEI O QUE É SOLIDARIEDADE, AMOR, RESPEITO AO PRÓXIMO.

  9. Quero mostrar aqui,minha indignidade em relação à dificuldade de encontrar campo de estágio.Ainda mais que a instituição de ensino não oferece aos seus alunos,simplesmente dizendo que nós alunos que devemos buscar o campo.E se não conseguirmos?como fica nossa grade curricular acadêmica?

    abraços

  10. quero receber notifcado de novos posts por email e comentario adicionais.

  11. Gostariade informações sobre elaboração de ficha de acompanhamento social. estágio em centro comunitario com crianças e adolescente em risco social.

  12. as vezes fico muito triste ,pois estou no sétimo semestre de serviço social e não estou conseguindo terminar as horas que me faltam tamanha a dificuldade para se conseguir estagiar até mesmo sem remuneração,mas estou firme e forte e não vou desistir.

    • Estou com o mesmo problema e a minha faculdade nao permite em hipotese nenhuma o estagio sem supervisao de uma profissional.

  13. Também faço serviço social estou cursando o 5 semestre, e penso, que é um absurdo o aluno ter que pagar uma faculdade onde o estágio é obrigatório, no qual a própria faculdade deveria assumir o seu papel, sendo assim, a própria instituição deveria oferecer os locais de estágios para os alunos(as). Se é obrigatório e faz parte da formação é um direito do aluno e um dever da instituição se responsabilizar pelo estagio, e não o aluno com tantas coisas para correr atras como: atividades complementar, textos e mais textos para ler, trabalhos de tcc e outros. Fora o trabalho que sem ele ninguém paga a faculdade.

    • Faço meu o seu comentário, pois estou no 6° semestre e não consigo estágio e o agravante é que faço contatos, e quando constatam que
      faço curso a distancia recebo um gentil; lamentamos só aceitamos estagiarios de curso presencial normal. E a instituição nos cobra o atraso do mesmo e não da suporte diz que é de nossa responsabilide.
      Assim se desistirmos ela não perde nada já pagamos as mensalidades.

      • então Joice,eu faço o EAD e ja fiz uma inscriçao para estagio na prefeitura e ninguem pode negar estgio ao EAD ,porque é uma faculdade como qualquer outra se alguem se te negar um estgio voce pode processar esta pessoa obrigada,continue brigando pelos seus direitos bjos Luzinete

  14. Estou bem preocupada com estes posts que li, fiz minha matricula agora no curso de serviço social e tamanha as reclamações estou com medo de ingressar no curso e não conseguir estagiar na área, me aconselhem por favor!!!

    • Olha, exceto se Serviço Social for realmente sua vocação suprema, eu faria outro curso. Estou no 5º período, moro numa cidade razoavelmente grande e nem estágio não-remunerado está dando para conseguir.
      Parece que este curso “explodiu” de uns 6 anos para cá e as instituições não dão conta da demanda de estudantes procurando estágios. Grandes hospitais onde eu moro só têm estágios para médicos e enfermeiros, mesmo possuindo vários assistentes sociais no quadro de funcionários.

  15. Confesso que também fico preocupada em não arrumar um estágio, pois estou no 4° período, e no 5° já tenho que estagiar, mas é muito difícil para arrumar.

  16. eu sou aluna ead (ensino a distancia) estou no 6 periodo e ja estou estagiando, acompanhei as lutas de minhas colegas e sei q as vezes se torna dificil encontrara estagio, mais calma gente!!! tudo em sua hora, e para aqueles que não estao satifeitos com suas supervisoras, façam somente a sua parte, vc só esta ali pra cumprir sua carga horaria e ja ja vc sai de la, nos muitas vezes temos que ser submissas pois é nos que precisamos delas (supervisoras) e mostrar que somos capazes sim!!!! força gente vamos conseguir!!! e quando estivermos la na frente e olharmos pra tras vamos ver o quanto serviu pra nosso aprendizado!! bjs

  17. naty entrar com cunha ai fica facil né menina

  18. Eu moro em Macaé RJ,onde a prefeitura tem o bolsa estágio,que é remunerado,e em varias áreas,Mas:tem o problema do profissional (supervisor)que diz o educado:no momento não estamos recebendo estagiários,principalmente quando se fala em acadêmico EAD.Acho que podemos continuar na luta,para que possamos ser respeitados,E quanto a faculdade ver a questão do estagio,:parece que muitas fazem isso,por que a que fiz,não viu estagio pra mim,se eu quiz terminar o meu curso fui buscar meu estágio,no amanhã.Boa srte pra nos,e que Deus nos abençoe.

    TELMA

  19. Eu moro em Brasilia, estou a procura de um polo para estágio de Serviço Social, se alguém souber de algum lugar que receba estágiário me avise.
    Marinete – 61 8117 4080 -Tim

  20. Sou aluna em serviço social, estou terminando o estagio obrigatório, e trabalho na Comissão Orientadora de estagio do curso, como bolsista, recebo estagiários e suas duvidas todos dos dias, e posso dizer que aqui em minha região tem campo, e bons campos, e bom orientadores sim!!! e o que existe é estagiários que ficam escolhendo muito, e desperdissam isso, ficam na utopia de querer trabalhar com a demanda sonhada, nada os satisfaz, creio que estagio é aprendizado sim, mais temos que aprender que na vida profissional não escolhemos a demanda, a demanda que nos aparece e nos dispomos a trabalhar.
    Outro problema é o pessoal que acho que temos que dar um jeito em seus problemas pessoais, porque não tem tempo de estagiar e não se sacrifica pela conquista da futura profissão, muitos do meu curso teve que deixar emprego ( porque a empresa não dispensa) para estagiar, e vive um tempo de bolsa ( bolsa permanência na Universidade), depois volta para o emprego claro, arruma outro melhor até, o que não da é para nessa altura do curso ficar pensando se aposta ou não, querendo que tudo se resolva e não tenha que sacrificar nada.

    • Ola Anjorosa, eu gostaria de saber qual e a sua regiao? Eu estou prestes a comecar o curso de SS em Florianopolis, SC e por aqui nao tem muita coisa nao ( confesso que fiquei bem apreensiva e preocupada com a situacao ). Entao eu li todos os comentarios a cima e achei o seu interessante. Sera que tu podes compartilhar e falar de qual cidade do Brasil tu es? Obrigada.

  21. OLÁ PESSOAL .EU COMO ESTUDANTE DE SERVIÇO SOCIAL,VEJO A DIFICULDADE DE ESTÁGIO E DE COMO A INSTITUIÇÃO NÃO TE AJUDA EM NADA PRINCIPALMENTE AS PRIVADAS.O QUE OUÇO É QUE QUANDO QUEREMOS ALGO NA VIDA DEVEMOS ABRIR MÃO DE ALGUMAS COISAS E NO CASO É SEU EMPREGO,COMO VAMOS NOS SUSTENTAR ?A INSTITUIÇÃO NÃO DISPONIBILIZA BOLSAS O ESTÁGIO É DE GRAÇA.COMO VIVEMOS?É MUITA INDIGNAÇÃO.NOS COMO ESTUDANTES ESTAMOS PERDIDOS ALÉM DISSO AGORA É ENTREVISTA O ESTÁGIO GERALMENTE A ASSISTENTE SOCIAL FALA QUE ELA TEM QUE TER AFINIDADE COM A ESTAGIARIA COMO SE ALI FOSSE UM BIG BROTHER DA VIDAS ..O QUE É ISSO FUTURAMENTE SEREI FORMADA NOS NOS ENCONTRAREMOS EM PALESTRA ,EVENTOS ,QUE JUSTIÇA SOCIAL É ESSA QUE É TANTO FALADO DURANTE O CURSO SE AS PESSOAS NÃO RESPEITAM NEM O PROFISSIONAL DA MESMA CATEGORIA….DEVEMOS REFLETIR SOBRE QUE PROFISSIONAL QUEREMOS SER,POIS ASSIM NUNCA TEREMOS UM PAIS JUSTO E IGUALITÁRIO…

  22. Sou estudante ead, e batalho para afastar as desigualdades. to estagiando no CREAS, com alguem que tambem fez ead estou amando, e nao devemos ir para o campo de estagio só pelas horas de estagio, e sim para aprender, tudo de bom para voces bj.

  23. Eu também , passei por um fundo de uma agulha, então, sou acadêmica de ensino a distancia, confesso que foi a distancia de tudo, principalmente de campo, form 6 meses a espera de um vaga do estagio,quando surgiu, foi muito corrido em dois meses, a instituição tinha acabado de dar posse a assistente social que havia passado no concurso e uma profissional recém formada em ensino ead, mas tudo bem observei, vi as demandas, praticamente todas as demandas para ser solucionadas, criei o meu projeto apliquei e foi um sucesso, no final do curso, os estágios já foi no final do curso, assim que concluir o projeto de intervenção, uma surpresa, fazer a monografia em um mês, o encerramento do curso em setembro e as notas da monografia é pra ser entregue no máximo dia 24 de outubro, fomos obrigados passar noite no computador para cumprir a norma da faculdade sem banca, sem orientadora, sem ninguém pra corrigir.

  24. BOA TARDE, ME CHAMO MARTA ALVES, ESTOU CURSANDO O SEGUNDO ANO DE SERVIÇO SOCIAL, E NO ANO DE 2013 VOU PRECISAR FAZER ESTÁGIO, COMO CONSEGUIR? Será que alguém pode me ajudar?

  25. nossa acabei de conseguir uma bolsa para serviço social a distancia,e fiquei preoculpada com td isso q li aqui,é tao dificill assim?

  26. Meu Deus será que é tão difícil assim. Estou no 2º semestre, mas vendo esses comentários, estou bem preocupada.

    • pois não fique foi isso que vc escolheu pro seu futuro, se fosse facil ninguém queria,, pois fique a diga, dificil e mas gostoso quando fazermos com prazer e sabemos que conquistamos algo que muitos queria isso e muito vitórioso e essa profissão assistente social eu me dedico para dar o melhor de mim..

  27. Eu estou a frequentar o curso de Serviço Social, no Instituto Superior de Serviço social no porto, tenho a sorte de a minha faculdade garantir os estágios e logo no 1ºano, contudo acho que 6h de estágio semanais não são suficientes e as áreas e os locais com que a faculdade tem parcerias são apenas três, o que considero muito pouco para uma formação tão abrangente por isso estou procurando um estagio de verão, alguém sabe se é possível e como o posso conseguir?
    Obrigado

  28. Sou estudante de serviço social – Niterói/RJ. Preciso estagiar, estou no 5º período – Faculdade Estácio de Sá. horário disponível, manha e noite – Não precisa ser renumerado o estagio. obrigada. Urgencia

  29. Eu tambem estou no setimo semestre e até agora não arranjei um estagio. Estou ficando desesperada. Se alguem souber de um uma vaga me comunique. daysgol@bol.com.br.

  30. Vital , procuro estágio, estou no sexto semestre em serviço social.
    preferencia para Zona Leste ou Centro.
    contato : 954422872 Tim.
    Grato.

  31. Estou no 5º semestre de Serviço Social, oque eu ouço dentro da sala de aula é um tom de ameaça, ou eu arrumo um estágio, ou sou reprovada, se vira , corre atrás…… Não é bem assim, se o estágio é uma matéria que reprova é obrigação da instituição de ensino nos auxiliar com o estágio. Estou enviando currículos, fazendo contatos e infelizmente ainda não obtive resultados, e em relação ao trabalho não devemos julgar quem não abre mão do emprego para estagiar,eu por exemplo moro sozinha, pago aluguel e as outras contas e não posso abrir mão no momento, feliz daquele pode!
    A respeito do simples fato de escolher uma área no qual se deseja estagiar compreendo como algo normal, mais devemos estar abertos a novas áreas até alcançarmos a desejada.
    Resumindo, como acadêmicos não devemos ser ameaçados, humilhados ou mal interpretados quanto a disponibilidade de estagiar e sim auxiliados e compreendidos.

  32. espero nao ter tanto problemas no periodo de estagio

  33. Olá gostaria se conseguir fazer estágio na minha área,só que estou achando muito dificil,gostaria de uma ajuda.
    Muito obrigada!

    email:adrianaferreiragonzaga@hotmail.com

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: